top of page

HISTÓRIA

O Instituto de Apoio à Comunidade de Forte da Casa, que tem a sua sede instalada na Estrada dos Caniços, apoia largas dezenas de famílias da freguesia que a viu nascer, acolhendo crianças, jovens e idosos.
Os equipamentos de que dispõe permitem-lhe disponibilizar várias valências, do Berçário ao Centro de Dia, passando pela creche, jardim-de-infância, ATL e Lar Residencial para idosos. Na componente infantil, acolhe crianças dos quatro meses de idade ao 9.º ano de escolaridade.
Fundado em Abril de 1987 por um grupo de voluntários, liderados por António José Inácio, iniciou o seu trabalho solidário, nesse primeiro ano, com trinta crianças.
O Instituto de Apoio à Comunidade é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e depende economicamente:
• Subsídios do Estado e de certos organismo oficiais e particulares:
• Comparticipações dos utentes;
• Donativos, produtos de festas e subscrições;
• Rendimento do património;
• Heranças, legados e doações;
• Produto das quotas dos associados
Hoje presta apoio a mais de oitocentos utentes e emprega quase duas centenas de trabalhadores, sendo atualmente o maior empregador da freguesia de Forte da Casa. Como seria inevitável, enfrenta neste momento as dificuldades inerentes à crise que abalou o país.
A fragmentação das instalações é o maior problema desta prestigiada Instituição Particular de Solidariedade Social, que tem os seus serviços repartidos por dezasseis espaços, nas freguesias de Forte da Casa, Póvoa de Santa Iria, Alverca do Ribatejo, Vialonga e Vila Franca de Xira.
O IAC tem como missão intervir nas áreas da educação, saúde e bem-estar, acção social e prevenção, tendo como prioridade os que mais necessitam.

 

 

bottom of page